quarta-feira, 10 de maio de 2017

Resenha: Quando eu tinha cinco anos eu me matei- Howard Buten


Título: Quando eu tinha cinco anos eu me matei
Autor: Howard Buten
Editora: Rádio Londres.



Sinopse:

A voz narradora desta história pertence a Burt, um garoto de oito anos com uma imaginação fecunda e que se expressa por meio de uma linguagem livre, rebelde, misteriosa e, por isso mesmo, incompreensível aos homens de bata branca do Centro de Internamento Infantil no qual está preso, por conta do que fez a Jessica. Eles o assediam, insistem, de modo compulsivo, em ler sintomas clínicos em suas fantasias e tentam submeter seus impulsos infantis aos ditames da moralidade adulta. Uma prosa maravilhosamente eficaz, um romance hipnotizante e cheio de momentos de pura emoção.

Minha opinião:


Este livro nos remete a uma infância dolorosa, pois não é uma infância comum, e sim de um menino de apenas oito anos, com autismo e de uma inteligência assustadora.
Me apaixonei pelo Burt logo nas primeiras páginas, pois sua imaginação e facilidade com o que vê as coisas é algo impressionante. Um garoto muito sensível tal quanto a leitura. É impossível não se encantar com ele. Apesar de criança, é dono de uma incrível doçura que nos emociona.
Já tinha lidos outros livros sobre este tema Autismo, mas com certeza este ficará sempre em meu coração. Burt não é um menino fácil de se esquecer. Ele é um garotinho muito educado e muito sensível. E ele assim como eu, teme perder alguém que ama e eu também fiquei muito triste quando o pai dele diz que: "Todo dia morre alguém, e ninguém sabia porquê.É assim, essas são regras." Triste isso, né?




Durante toda a leitura a gente vai entrando no mundo do Burt e vai conhecendo a sua inocência de criança, mas infelizmente algumas pessoas não pensavam isso dele, e então, devido a isso, ele foi levado a um centro de internação por conta de algo que fez com sua amiga, Jessica. Eu achei um absurdo seus pais deixarem levá-lo para aquele lugar por conta disto. Queria tanto tirá-lo de lá, colocá-lo no lugar e dizer que tudo vai ficar bem, e que sua vida ia continuar como sempre foi. Vê ele novamente na sua escola e brincando com seus colegas de classe, afinal ele é um excelente aluno e até ganhou um prêmio em soletração.
Teve várias partes do livro que me emocionei muito com ele, com a forma que os adultos o tratavam. Não gostei nada do Dr. Nevele. Não deixaria meu filho internado aos cuidados dele. Na verdade, quando você aprender a amar o Burt, você deixa de gostar de todos os adultos.
Burt é nossos olhos nessa história, através dele conhecemos todos os personagens: sua família, seus amigos, colegas de classe... Todos que fazem parte do seu convívio. E foi doloroso e lindo 
acompanhar os passos dele, seus momentos de descoberta, seus momentos de desamparo, suas dores e suas pequenas alegrias... Ele é um menino muito especial que mexeu com meus sentidos, com minhas lembranças, com o meu coração e nele a gente pode ver como os adultos são cruéis, mesmo com a inocência de uma criança. 
Queira mais do final, pois queria saber mais sobre o que aconteceu com o pequeno Burt.


Quero agradecer a Editora Rádio Londres pela oportunidade de conhecer essa história. Muito obrigada mesmo.
A edição e muito bonita e gostei muito. E você pode até achar estranho este título, mas é uma leitura recheada de emoções sob o olhar de uma criança.
Super recomendo!


Exemplar cedido pela Editora


35 comentários:

  1. Percebi a sua indignação com relação ao tratamento dado ao Burt e, com certeza, não deve ser fácil ler e imaginar que isso acontece na vida real e existem muitos Burts por aí. Adorei a resenha e conhecer este livro. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Fiquei chateada mesmo, infelizmente é a realidade de muitas crianças por aí. Adoraria conversar com o autor deste livro para debater algumas coisas.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da história. Nunca li nada sobre autismo também, e creio que deve ser muito emocionante. Com certeza, tentarei ler. Eu só não consegui entender muito bem o pq desse título, no decorrer do livro, descobrimos?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Esther!
      Eu amo livros sobre este tema. E sobre o título, sim, você irá descobrir o porquê dele.
      Um beijo.
      Cássia

      Excluir
  3. Olá tudo bom? É um livro tanto quanto interessante. eu faço psicologia e esses dias em sala de aula estávamos debatendo sobre crianças com autismos, vou com certeza comprar este livro, creio que vai me ajudar muito!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stheffany!
      Tudo bem sim e com você?
      Creio que ajudará sim, pois a gente consegue vê o lado do paciente. Eu super recomendo.
      Um beijo

      Excluir
  4. Caramba, que história pesada hein? Eu estou com você, totalmente ao lado do Burt sem nem ter lido o livro, acho um absurdo esse abuso de poder em cima de uma pessoa com problemas. Infelizmente, isso é a realidade. O bom de livros assim é que surge espaço para discussões sobre esse tema e se isso puder conscientizar a sociedade, melhor ainda! Boa resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Verdade. Adoraria participar de um debate com pessoas que já leram este livro.

      Excluir
  5. Fiquei emocionada com a história do Burt, infelizmente coisas como essas ou parecidas podem acontecer. O livro é bastante emocionante,delicado, faz a gente sentir na pele o que esse menino sofreu,esse menino é realmente muito especial, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro ainda, e achei o enredo ótimo, ainda mais por ter como personagem central um guri autista. Um livro que deve levar a boas reflexões. Vou anotar esta dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que tema complicado, me lembrei de Extraordinário , embora o tratamento do protagonista pelo visto é bem diferente. Nunca li nada sobre autismo e nem com personagens com esse problema, mas quero ler esse, obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Gente que história. Não sei se eu conseguiria ir até o final. Já ia bater a vontade de tomar uma atitude e proteger o garotinho...

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parece ser uma leitura muito forte e carregada de tensão. Eu acho que quando se envolve crianças a leitura fica ainda mais pesada e eu não sei se conseguiria ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Eu não tinha interesse nesse livro.
    Pois é uma leitura que parece que vai trazer o autismo de um forma diferente e bem tensa .
    Sua resenha me fez repensar isso!
    Valeu por acrescentar mais um livro na minha pilha já infinita!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu não conhecia esse livro, e gostei muito da sua resenha.
    Gosto de livros com temas mais pesados, que nos fazem refletir e nos trás um ponto de vista diferente da vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Preciso dizer que o título já me deixou surpresa e instigada pela história. Não conhecia o livro, ou o autor, e gostei muito da sua resenha. Acredito que se eu vier a realizar a leitura, também irei ficar totalmente chateada com o tipo de tratamento que o personagem principal recebeu. Parece ser uma leitura muito boa e real.

    Beijos,
    www.paginasincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra, mas desde que li o titulo aqui no seu blog tudo sobre ele me chamou a atenção. Fiquei ainda mais empolgada ao decorrer da da resenha ler que se trata de uma obra sobre o autismo. Gente que jeito mais lindo de abordar esse tema. Eu curti muito as suas impressões e fiquei super interessada em adquirir a obra.
    Amei a dica
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Parece ser uma história que toca mesmo. Nunca li nenhum livro que retrata sobre o autismo e acho que é essencial de vida ler algo assim, ainda como uma criança dessa que sofreu desde nova. Gostei bastante da resenha e me interessei.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, parece uma coisa bem americana de se fazer. Mandar uma criança para a "prisão" pelo que ela fez. Por todo o contexto parece ser um drama muito profundo e intenso, como se quisesse nos ensinar a nos colocar no lugar do outro. Com certeza é uma boa leitura. Mas também esperaria que o desfecho fosse mais redondo. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa, muito profundo deve ser realmente muito emocionante eu não conhecia o livro não mas vou procurar para ler

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas gostei da sua opinião.
    Não sei se leria um livro assim, vou anotar a dica para uma outra hora.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Que título instigante! Fiquei muito curiosa ao ler sua resenha!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Desconhecia o livro, mas pela sua resenha parece ser um livro que nos emociona do inicio ao fim. Ainda não li nada que tivesse em sua trama um personagem autista coo Burt, que por sinal tenho certeza que me cativaria.
    A obra parece ter um desenvolvimento bem tenso e a capa é muito bonita. Espero ter a oportunidade de fazer a leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Esse livro parece ser muito, muito bom! Tenho especial atenção a livros que falam a respeito de crianças autistas porque tenho dois alunos com esse diagnóstico e confesso que é muito difícil entendê-los e, principalmente, saber se eles me compreendem.
    Dica anotada! Espero gostar dessa leitura tanto quanto você!
    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Eu achei esse livro interessante, contudo acabei solicitando para a Rádio Londres o livro Stoner. Parabéns pela parceria! Vou ler o quanto antes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oii
    Tudo bem?
    O gênero, confesso, não é o que eu gosto e costumo ler. Mas, ao ler a sua resenha, fiquei hipnotizada para conhecer a história um pouco mais profundamente. Que trabalho!!
    Já está na minha lista e quando houver oportunidade gostaria de ler! <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  23. Oiiii tudo bem?
    Que livro incrível menina, com toda certeza adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura e sei que seria uma obra que me encantaria em todos os momentos, essa editora é incrível e sou apaixonada por ela já.
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Oi!!


    Tudo bem?

    Gostei muito do enredo, até mesmo pelo protagonista ter necessidades especiais. Embora seja uma temática que esteja se tornando comum, não consigo deixar de ler e procurar outros enredos. Enfim, obrigada por apresentar essa obra que não conhecia e que já está adicionado no skoob. Beijos!

    ResponderExcluir
  25. olá... esse é um titulo da Radio Londres que me deixou bastante interessada... tenho curiosidade em ler obras com personagens autistas... deve ser uma obra densa e que nos leva a reflexão...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?

    Eu tenho um problema com livros que são narrados ou possuem como foco uma criança. Na verdade, não é bem um problema, é mais um sentimento de amor sem nem ao menos ter lido a obra. Nunca li nada que retrata-se o autismo e como acho que o tema é de suma importância, fiquei com gostinho de quero mais depois da sua resenha. As crianças possuem uma ingenuidade tão grande e os adultos são tão cruéis, que me emocionaria fácil com este enredo. Obrigada por apresentar essa obra!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Adorei o título e a sinopse do livro, fiquei bem interessada em ler, vou procurar pra comprar. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Adorei sua resenha, há poucos livros que abordam a temática do autismo, eu realmente gostei dessa abordagem desse livro!

    ResponderExcluir
  29. Oi, tô com vontade de ler livro da Rádio Londres, vejo o catálogo e me apaixono, muito bom abordar o autismo no livro, acho importante esse assunto ser falado de uma forma mais simples e aberta como um livro.

    ResponderExcluir
  30. Olá! Fiquei com muita vontade de ler o livro vendo sua resenha. É uma temática forte e emocionante. Ainda não conhecia, mas já anotei a indicação. Tendo oportunidade, também estarei lendo em breve. bjo

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei muito do tema abordado.
    Tenho muita curiosidade em ler obras que tratem do Autismo.

    ResponderExcluir